Divindade feminina, do rio Yèwá em Egbádo, no estado de Ògún, na Nigéria, relacionada às serpentes, a Òsùmàrè e a Òrúnmìlà, esposa de Obalúayé. É cultuada para trazer serenidade.
Yèwá esta relacionada a Òsùmàrè por serem irmãos, e não ao contrario do que muitos dizem por seres Cobra macho e Cobra fêmea, outro equivoco é dar a Yèwá o poder sobre o arco-íris que é somente de Òsùmàrè.
Òsùmàrè divindade do arco-íris e da transformação, possui uma esposa chamada Ijòkú, sendo ela a cobra fêmea,cultuada junto a Òsùmàrè, por isso são sempre oferecidos casais de bichos para esse senhor. Todo culto a Òsùmàrè para ser completo, tem que cultuar Ijòkú no mesmo assentamento.
Yèwá habita nas matas. Aprendeu os segredos dos mistérios com Obalúayé e Ìrókò, aprendendo com Òsóòsì o segredo da caça e da guerra.
É boa apreciadora do epô,que consome com prazer,ornamentando suas vestes com a cor vermelha,indispensável em seus paramentos.
Não é raro encontrar uma filha de Yèwá .Sendo que muitas casas por medo as iniciam para Òsún ou Oya. Elas são valentes e guerreiras, muito belas e conquistadoras. Sabem o que querem e vão até o fim. São prestativas e se preservam quanto a moral e educação, ou expor seus sentimentos.
Não há nenhuma lenda em que relate que Yèwá só possa ser iniciada para mulheres virgens, em outra postagem, já falamos sobre a que a pureza de Yèwá esta relacionada. Acredito ser algo inventado no Brasil dos anos 90 pra cá. Um exemplo que gosto sempre de citar é do Professor Agenor Miranda, iniciado por Mãe Aninha, de Obàtálá e Yèwá.
Yèwá Salámin - Guerreira e Caçadora, habitante das florestas, ligada a Odé. Yèwá que encantou Sàngó e despertou o ciumes e a ira de Oya, por isso Yèwá se refugiou nas matas com Odé. Além do Arakole, ela traz um ofá dourado.
Yèwá Bamio - Dona das jóias e das pedras preciosas, invejada por Òsún, Yèwá esconde suas jóias em baixo da Terra. Ligada a Òsanìyn e a magia. Traz nas mãos o Arakole.
Yèwá Gebeuiyn - A serpente que corta os céus, esposa de Obalúayé. Ligada as águas da chuva e as tempestades, Yèwá não teme as tempestades. Traz nas mãos o Arakole.
Yèwá Giyran - Senhora dos raios solares. É as neblinas, a tarde rosada, a formação das nuvens. Se existe um aspecto puro de Yèwá, aqui ela esta representada. Traz nas mãos o Arakole.
Yèwá veste vermelho ordenado com muitos búzios
e palha da costa, sua principal ferramenta é o Arakole (cabaça pequena, virada, com uma seta cravada dentro dela. A seta atravessa a cabaça de ponta a ponta. Essa ferramenta pode ser enfeitada com palha da costa vermelha e búzios. A lança representa a caça e a cabaça o mistério e a vidência). Sua principal interdição é a galinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário