quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Ogan do Caboclo e Ekedje da Pombogira.


Ogan e Ekedje

Ogan (do iorubá -ga: "pessoa superior, chefe", com possível influência do jeje ogã "chefe, dirigente"). É o escolhido pelo orixá para estar lúcido durante todos os trabalhos. Ele não entra em transe, mas mesmo assim não deixa de ter a intuição espiritual.

Ekedje, Ajoiê e Makota nomes dados de acordo com a nação do candomblé, é um cargo feminino de grande valor, escolhida e confirmada pelo Orixá do Terreiro de candomblé (não entram em transe).
Percebemos na definição de Ogan e Ekedje que são pessoas que não entram e transe, são escolhidos pelo orixá para cuidar dele enquanto estar em transe, para zelar por ele e proporcionar um linda festa.Ogan e Ekedje são termos vindo de origem africana, onde só encontramos o culto de orixá, então porque hoje temos Ekedje e Ogan confirmados para o Exú de fulano ou para o Caboclo de ciclano?

Hoje são raras as casas tradicionais que cultuam só orixás, essa mistura infeliz de religiões pois caboclo, preto velho, exú, baiano etc são entidades de Umbanda, visto como Egun no candomblé. O culto de caboclos ainda é admissivel dentro de uma casa de candomblé do Brasil, pois se o candomblé é o culto aos ancestrais e essa terra é terra de indios temos que cultuar nossas caboclos, mas e os outros? 

Não vejo problema algum no culto de entidades por candomblecistas desde que saibamos diferenciar as religiões, Ekedje da Pombogira e Ogan da Pombogira nunca irá existir dentro de uma casa de candomblé ou mesmo uma casa de Umbanda, pois são duas religiões diferentes, seria quase o mesmo que falar o Padre João do Ilê Axé Alaketu.

Se tens uma ligação com a Umbanda e hoje você é candomblecista, nunca deixe de lado aqueles que lhe ajudaram, mas saiba diferenciar os cultos. Em dia de toque de Umbanda, só toque Umbanda, todos poderam servir de Cambone para sua entidade sejam pessoas que entram em transe ou não, a Ekedje e o Ogan do seu orixá poderá zelar pela sua entidade sem problema algum, mas só poderá ser confirmada e titulada Ogan e Ekedje de orixá, e nunca de entidades.

Não vamos deixar tudo virar um grande circo, vamos respeitar as culturas e saber diferencia-lás. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário