Divindade feminina, do rio Obà, uma das esposas de Sàngó e de Ògún, que lidera a Egbé Elékò (Sociedade composta apenas por mulheres guerreiras – amazonas), cultuada para que não haja desentendimentos no casamento.
Misteriosa porém com muitos trejeitos masculinos. Em batalha, luta de igual para igual com qualquer um que se atreva a afrontá-la. Obà escolheu a guerra como prazer nesta vida, enfrentava qualquer situação e assim procedeu com quase todos os orixás, vencida apenas por Ògún quando o mesmo trapaceou na batalha. Embora seja velha e desajeitada, assim como sem charme, é vigorosa, corajosa e leal.
Não é raro encontrar uma filha de Obà. Sendo que muitas casas por medo as iniciam para Òsún ou Oya. Elas são valentes e guerreiras. Sabem o que querem e vão até o fim. São possessivas, amorosas e ao mesmo tempo tem dificuldades para serem gentis, são duronas e inflexíveis.
Enquanto Iyemanja é a superfície dos rios e Òsún o fundo das águas, Obà esta representada pelas quedas de água, as cascatas, águas fortes e correntezas.
Obà é saudada como o Orixá do ciúme, mas não se pode esquecer que o ciúme é o coronário inevitável do amor, portanto, Obà é a deusa do Amor e da Paixão incontrolável, com todos os dissabores e sofrimentos que o sentimento pode acarretar. Obà tem ciúme porque ama.
Obá é a Iyámi Egbé, ela é a Iyá Abiku, desta forma é ela a encarregada de enviar ao mundo as crianças que nascem como castigo para seus pais. O que Sàngó representa para os mortos masculinos, Obà representa para as mulheres mortas. Ela assim como Sàngó é a representante suprema da ancestralidade feminina.
Obà Gideo - Guerreira e caçadora, aquela que percorre as matas com seu escudo e sua espada. Ligada a Òsóòsì e a Oya. Usa um ofá nas mãos. Representa Obà em um aspecto mais novo, aquela que é temida por não perder as guerras.
Obà Rewa - Líder da Egbé Eleko, o orixá que mais amou e chegou a se mutilar para agradar seu marido. Suas ferramentas são de cobre. Representa Obà em seu aspecto mais velha, depois de ser vencida por Ògún e ter casado com Sàngó. Possui um amor incondicional e defende a todos como se fossem seus filhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário