quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Obás de Sango - 6º Obá da esquerda.

OBÁ SORUN

É um dos mais importantes títulos cargos da cultura yorubá. O título de OBÁSÒRUN, correspondia em oyó ao cargo de 1º ministro, sendo portanto um poderoso personagem da estrutura da organização política do reinado. Era justamente ele que por suas funções também consideradas religiosas e sacerdotais, que no festival anual de ORUN, partia o OGBI, para em consulta as divindades, saber se as mesmas aceitaram os sacrifícios oferecidos pelo ALAFIN no festival de BERÉ.

Os poderes que OBÁSÒRUN possuia eram considerados enormes e de vital importância, haja vista, que na ocasião da indicação de um novo ALAFIN, era justamente ela quem finalmente decidia se o candidato indicado pelos 3 BABÁ OBÁ (pais políticos do rei) era ou não aceitável, possuindo as condições e as virtudes estabelecidas para um ALAFIN.

A importância política do ABÁSÒRUN é tão grande que na ocasião que tratamos dos estudos sobre OBÁ ABIODUN, vimos que a influência perniciosa de um poderoso BASORUN de oyó, de nome GAÁ, prejudicou de tamanho modo a política do reino que o OBÁ ABIODUN para poder terminar em paz o governo de seu reinado teve que descartar-se do BASORON GAÁ que acabou morto queimado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário