quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Ogan e Ekeji - Escolhidos do Orixá




A ekedi na maioria das casas também é chamada de mãe, exerce a função de dama de honra do Orixá regente da casa. É dela a função de zelar, acompanhar, dançar, cuidar das roupas e apetrechos do Orixá da casa, além dos demais Orixás, dos filhos e até mesmo dos visitantes. É uma espécie de “camareira” que actua sempre ao lado do Orixá e que também cuida dos objectos pessoais do babalorixá ou iyalorixá. O cargo de ekedi é muito importante, pois será ela a condutora dos Orixás incorporados no Egbê (barracão ou sala de festividades) e dela é a responsabilidade de recolhê-los e “desvirá-los”, observando as condições físicas daqueles que “desviraram”. Para se tornar uma ekedi, ela primeiramente é apresentada e não suspensa como o Ogan, e logo depois será confirmada.

Vestuário de Ekeji:

SAIA: Ekeji não usa saia com anáguas de baiana;
BATA: Ekeji não usa pano da costa;
TOALHA: A cada dia é mais raro vermos uma Ekeji com uma toalhinha para “enxugar” o Òrìsà;
OJÁ: Ekeji não usa pano de cabeça.


Ogan, escolhido pelo orixá o ogan tem diversas funções dentro do terreiro, ele é incubido de tocar os ilús (atabaque), ele é responsavel pela matança do orixá, é ele quem deve observar todo o candomblé por isso sempre há um Ogan na porta do barracão recepcionando as pessoas, caso chegue alguém importante é ele quem vai avisar o ogan que esta nos atabaques para que as devidas honras sejam feitas. O cuidado com os animais é de total responsabilidade dos ogans, levar o erupin (carrego) das festas é função dos ogans. Para se tonar um Ogan, ele é primeiramente suspenso, e logo depois será confirmado.

Vestuário do Ogan:

CALÇA DE RAÇÃO: Não é tolerável jeans, bermuda etc.
CAMISA DE RAÇÃO: Não é tolerável camisa de crioula e nem camiseta.
ÉKÉTÉ, CHAPÉU OU BOINA: Não é tolerável o uso de pano de cabeça e nem de boné.


Uma vez que não entram em transe, Ogans e Ekedis passam por todos os preceitos que passam os Iaôs inicialmente e até um determinado momento, mas durante o desenrolar da obrigação constatado que não entrará em transe, é confirmado através do jogo de búzios no merindilogun o Orixá que trará o Orunkó do Ogan ou da Ekedi na festa.

Se foi escolhido pelo Orixá da Iyalorixá ou Babalorixá ou pelo Orixá de uma das Egbomis da casa, o Orixá que o escolheu é que sairá no barracão acompanhando o iniciado. Nesse caso a festa não terá tantas saídas como as saídas de Iaô. Mas no final terá o mesmo banquete de confraternização entre todos presentes.  Quando iniciados, equivalem ao Ebômi em idade de santo, tendo portanto os 7 anos de idade perante os Iaôs.

Ogan e Ekeji por não entrarem em transe ficam proibidos de iniciar qualquer pessoa, tirar orunkó, auxiliar nas obrigações sendo Pai ou Mãe pequena. Ogan e Ekeji já nasce com este titulo, portanto não são iniciados como vodunssi e depois ganham esse posto, não é cargo que se ganha no salão, é escolhido pelo orixá.

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