quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Linha do Tempo - Povo de rua no candomblé.



Há alguns mil anos atrás...

1º - A crença do Culto Lesse Orixá começa com Mohad Mad Possoline que sai da Arábia Saudita com uma crença mesclada egípcia, aporta nas Ilhas de Madagascar e joga o primeiro merindelogun, ali, há alguns mil anos, nasceu o Culto Lesse Ifá. que por conseguinte, vai dar origem ao Culto Lesse orixá, este que estamos discutindo.

2º - O Culto Lesse Orixá se espalha por quase toda África.
  

Na época da colonização do Brasil, é trazido os primeiros negros e suas crenças de Serra Leoa, Os Bantos que, aqui no Brasil, formam a Nação Angola.

Na fase da mineração é trazido para o Brasil, um povo escravizado que perjorativamente, pelo povo Ewe-Fon, foi apelidado de piolhento (Nagô) que, aqui no Brasil forma a Nação Ketu.

Posteriormente é trazido o último povo, o Ewe-Fon, que, recebem aqui no Brasil o apelido de forasteiro ou inimigo a vista ( Djeje) que, dá a origem, aqui no Brasil, a Nação Jeje.


3º Ano de 1830

Neste ano várias mulheres de várias tribos do povo Nago se reunem para perpetuarem a crença do culto africano se reunem na antiga Ladeira do Berco e formam uma união da crença de todos os cultos, cultos a Oxossi, culto a Ogun, Oxala, Oxun, todos num só e posteriormente chamado de Candomblé...

Veja que até aqui até a famosa reunião para estabelecer a ordem do xire (organizado por Bomboxe, Iya Nasso e mais 120 líderes) não se tinha idéia da crença de catiço o Exu que levava a oferenda era o Exu orixá, estabelecida a ordem do xirê Exú, Ogúm, Oxossi, Ossaim, Oxumarê, Obaluae, Nanã, Oxum, Obá, Iyewa, Iansã, Iemanjá, Xangô e Oxalá.

4º - 1908 bairro de Niterói - Rio de Janeiro:

Numa reunião de cardecistas, o médiun Menezinho (Zélio de Moraes), recebe, pela primeira vez o Caboclo das Sete Ecruzilhadas, vai lá fora pega uma flor, joga em cima da mesa e anuncia:

- Irmãos, a partir de amanhã, não só vira nas sessões espiritos de parentes que nos procuram, virão também espíritos de índios, negros, beberrões e prostitutas e todos aqueles que se sentirem a vontade para chegar.

Preste atenção neste momento:

Por necessidade tiveram que nomear e associar a alguma outra crença e nesta necessidade, compararam os beberrões ao orixá Exu e as prostitutas ao Nkissi Pambu Njila, então podemos dizer que a Umbanda de hoje é uma mesclagem das culturas católica, espirita, indigena e afro.

Veja que a figura dos beberrões não estaria associada a Exu se quem os conceituassem  fossem os negros que ali estavam presentes, os bantos, poderiam chamar os mesmo beberrões de padres expulsos, freiras falsas etc.

Agora por análise:

Desde o nascimento até o ano de 1990, quando o candomblé de Ketu se rende a crença dos catiços ( falo deste ano porque grandes zeladores finalmente começam a confessar o benefício dessa crença, antes era um terror saber que alguém raspado na nação Ketu dava Exu (catiço).

Tudo bem que devemos sim associar esta crença dentro do nosso candomblé que já já está mais do que provada ser altamente, mas o que não se pode é substituir...

Bem, pelo menos eu acho que quem pratica candomblé sabe diferenciar que mesmo uma pessoa que carrega Maria Padilha, Mulambo, Tranca Ruas etc...  Na verdadeira hora de fazer o oro para Olobgbe ( o exu do carrego), Ojixé ( o Exu que leva nossa mensagem) e Oxetura ( O Exu que adentra com os nossos pedidos no Orun ), não vai substituir esses pelos catiços.

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