quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Obás de Sango - 2º Obá da Direita


OBÁ ARÉ

É o nome de um título oficial, entre o povo yorubá, indica pré eminência, o primeiro em precedência. O nome “ARÉ” é anteposto a uma série de outros títulos yorubá como exemplo, “ARÉ-ONAN-KANKANFÒ”, título este ocupado em vários e respeitados estágios da história yorubá, com grande destaque por seus portadores.

Na corte do “ALAFIN OYÓ”, o ARÉ-ONAN-KANKANFÒ era confirmado ritualmente no seu posto com 201 incisões na região.

Aré tinha o direito pelo posto de usar um gorro especial vermelho chamado OJIJIKÒ, enfeitado com várias IKÓODIDÉ, penas vermelhas de um papagaio africano chamado AKAN e, nas suas aparições em público portava na mão uma cauda de porco que simbolizava o nobre cargo título que ocupava.

A palavra KANKANFÒ, refere-se a um dos mais importantes cargos da cultura yorubá, é o primeiro e mais alto dos títulos militares na organização dessa cultura, correspondente no mundo ocidental do ministro chefe do exército.

O título expressa vários poderes, entre eles o da decisão, que pode inclusive influenciar na queda de um rei.

Podemos observar que “ARE” é um título de preeminência, podendo ser usado isoladamente na corte de “ALAFIN OYÓ” como acontece inclusive no Brasil pois, é para os yorubá, um dos títulos mais altos usados por dignatários daquela corte, onde ocupa cargo de destaque na organização daquele império.

Nenhum comentário:

Postar um comentário